sexta-feira, 6 de setembro de 2019

A primeira geração da fábrica: apenas com o escudinho e o número

Paulo Brianezi fundou a fábrica em 1971, depois de perceber sua enorme paixão: a arte de fabricar botões feitos em celulóides, as famosas 'capas' ou 'tampas' de relógio. O registro veio um ano seguinte: agosto de 1972. O bairro: Belenzinho/SP. 
No fundo de sua fábrica de sapatos 'Brianezi', o saudoso italiano se empenhava em produzir suas lentes emolduradas com escudos que eram comercializados pela 'Cromocart', uma empresa antiquissima que atua no ramo de 'decalcomania'.
Botões para Sempre mostra um pouco dos cerca de 38 times de minha coleção. No catálogo antigo poucos times e seleções. A maior parte dessa fase ocorreu nos idos de 1972 a 1976. Contudo, na metade dos anos 90, o seu filho, Lúcio Brianezi, produziu suas 'tampas' em decalques, revivendo e comemorando os saudosos anos 70.
No começo o material dos botões eram flexíveis. Em toda a década de 70, o goleiro carregava a faixa da cor do time; a batedeira era colorida, de apelido 'tutifruti'. O tamanho era 42mm. Mas encontrávamos a linha Popular Acrílica (POP), super maleável também nos tamanhos 42mm, 45mm e 50mm. E nos anos 90 o material foi mais duro, o acetato.
O Sparta Praga em 50mm, edição Super Luxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário